Janelas e portas de vidro
As janelas e portas de vidro são tendência nos projetos decorativos de empreendimentos comerciais e residenciais por serem elegantes e ao mesmo tempo seguras. Elas protegem os ambientes da chuva, do sol, do vento e tem durabilidade de muitos anos, o que é essencial gerando ótimo custo-benefício.
Além disso, ao optar pelo uso de janelas e portas de vidro os ambientes ganham mais claridade, visto que a luz natural entra pela transparência do vidro, economizando energia elétrica durante o dia. E para que se garanta maior segurança nesses itens, as janelas e portas de vidro devem ser fabricadas com vidro temperado que é cinco vezes mais resistente do que o vidro comum e em caso de quebra se parte em pequenos pedaços evitando acidentes graves.
Personalizações de janelas e portas de vidro
As janelas e portas de vidro são usadas em diversos tipos de imóveis, como apartamentos, casas, sítios, grandes residências, como mansões, edifícios empresariais, e estabelecimentos, como hospitais, hotéis, clubes, laboratórios, empresas e comércios em geral. Conheça alguns modelos disponíveis de janelas e portas de vidro:
- Janela e porta de correr;
- Janela e porta pivotante;
- Janela guilhotina;
- Janela sanfonada;
- Janela basculante;
- Janela fixa;
- Janela veneziana;
- Porta de abrir com batente;
- Porta articulada (camarão);
- Vidro decorado com jato de areia, serigrafia ou pintura;
- Vidro transparente, fumê, verde ou azul;
- Vidro espelhado ou blindado.
Como escolher janelas e portas de vidro
Antes de escolher janelas e portas de vidro é recomendado que se analise o espaço de circulação do ambiente, pois há modelos, como a pivotante que ocupam muito espaço em sua abertura giratório, sendo indicados para locais mais espaçosos, enquanto as portas e janelas de correr não atrapalham a circulação nem perdem área útil, por isso são muito usadas em apartamentos e para dividir ambientes, como uma cozinha da lavanderia.
Na questão estética, é possível analisar também a necessidade de impressão de desenhos ou jateamento no vidro para deixá-lo menos visível e mais privativo. Outro quesito é a questão da ventilação que, no caso das janelas, é influenciada pelo modelo de sua abertura, que se abre mais ou menos, levando mais ou menos ventilação ao ambiente.