Porta de vidro
Usar porta de vidro é uma grande tendência no universo da decoração e arquitetura. Isso se dá pelo fato de ela oferecer mais elegância e modernidade aos ambientes, ter longa durabilidade e oferecer maior segurança. Seu visual leve também ajuda na composição dos projetos decorativos de residências e empresas. Existem diversos modelos de para atender tanto aos projetos residenciais, quanto comerciais, por isso a porta de vidro é usada em apartamentos, casas, clubes, hotéis, laboratórios, clínicas médicas, hospitais, comércios e empresas em geral.
A porta de vidro pode ser fabricada no tamanho desejado pelo cliente e pode ser transparente, fumê ou colorida, como verde e azul. Ela também pode receber serigrafia, pintura fria, impressão ou jato de areia para ganhar ornamentos, desenhos ou faixas, tanto para decorá-la, como para imprimir a logomarca ou nome da empresa, ou para diminuir sua visibilidade.
Modelos de porta de vidro
Dentre os modelos de porta de vidro existe a porta de abrir, que pode ser de batente ou pivotante. A primeira tem o vidro fixado com dobradiças no batente da porta e não no chão, já a segunda funciona com a abertura em giro em torno de um eixo vertical (pivô) e é mais sofisticada, muito usada para entradas dos imóveis. Ambas necessitam de espaço devido ao tipo de abertura, por isso são usadas em ambientes maiores. Quando o ambiente for compacto, a porta de correr ou articulada (camarão) é mais indicada por não perder espaço de circulação. Os modelos de porta de vidro são:
- De abrir batente;
- De abrir pivotante;
- De correr;
- Articulada (camarão).
Porta de vidro temperado
Para se adquirir porta de vidro de segurança é preciso que ela seja fabricada por indústria de vidro que trabalhe com as melhores tecnologias. O indicado é que a porta seja feita de vidro temperado, que é cinco vezes mais resistente do que o vidro comum, em espessura de 8 ou 10 milímetros, de acordo com as normas ABNT de vidros de segurança.
O vidro temperado passa por um processo de fabricação em que é submetido a alta temperatura e depois resfriado. Com isso, ele garante alta resistência à choques térmicos, não se danifica com as mudanças climáticas e em caso de quebra, gera cacos de vidros pequenos, evitando cortes e acidentes graves.