Portas e janelas de vidro
As portas e janelas de vidro são uma forte tendência na arquitetura e construção devido a oferecerem ótimo custo-benefício, já que tem muita durabilidade, resistindo a choques térmicos, a efeitos climáticos e ainda deixam a decoração mais sofisticada e elegante.
O tipo de vidro recomendado é o temperado e com espessura de 8 ou 10 milímetros, que são cinco vezes mais resistentes a impactos do que o vido comum devido ao seu processo de fabricação que passa por forno em alta temperatura sendo resfriado em seguida. Caso o vidro temperado se quebre, ele também evita acidentes e cortes pois forma pequenos cacos que são facilmente recolhidos, por isso ele também é conhecido como vidro de segurança.
As portas e janelas de vidro podem ser usadas em residências e imóveis comerciais para proteger os ambientes da chuva, do vento, do calor e ainda ganhar mais claridade visto que a luminosidade natural entra pelo vidro, dispensando o uso de luz elétrica durante o dia e gerando economia.
Modelos de portas e janelas de vidro
Existem muitos modelos de portas e janelas de vidro e elas podem ser fabricadas conforme as necessidades de cada cliente, em tamanho sob medida, em vidro transparente, fumê, verde ou azul, e podem ser decoradas com algumas técnicas próprias para vidros como o jato de areia, a serigrafia, a pintura ou impressão, ou ainda ser blindado, refletivo ou espelhado. Conheça alguns modelos de portas e janelas de vidro:
- Janela de correr;
- Janela pivotante;
- Janela guilhotina;
- Janela sanfonada;
- Janela basculante;
- Janela fixa;
- Janela veneziana;
- Porta de abrir batente;
- Porta de abrir pivotante;
- Porta de correr;
- Porta articulada (camarão).
Saiba mais sobre portas e janelas de vidro
Para escolher portas e janelas de vidro, além de analisar a questão estética, é preciso contar com o espaço de instalação visto que o tipo de abertura pode exigir uma área maior, como é o caso da porta e janela pivotante. Apesar de ser muito sofisticado esse modelo se abre com um giro em torno de um eixo vertical e para esse giro é necessário um espaço maior.
Para ambientes com pouco espaço de circulação o ideal é a porta de correr ou articulada que não compromete espaço quando se abrem. Já no caso das janelas a quantidade de ventilação que ela oferecerá ao ambiente vai depender do tamanho de sua abertura, por isso, na hora de escolher qual modelo ideal isso deve ser analisado.