Portas e janelas de vidro temperado
Usar portas e janelas de vidro temperado nos projetos arquitetônicos significa contar com segurança, durabilidade e elegância. E beleza do vidro e sua transparência deixam os ambientes modernos e permitem a entrada da luz natural, levando claridade aos cômodos, por isso, portas e janelas de vidro temperado podem ser usadas em salas, cozinhas e lavanderias de casas, apartamentos ou espaços corporativos.
O vidro temperado passa por um processo fabricação no qual é colocado num forno de têmpera a 600 graus de temperatura, sendo depois resfriado. Com essa técnica ele se torna até cinco vezes mais seguro e resistente em comparação ao vidro comum. Se caso ele se quebrar com uma pancada, ele gera apenas pequenos cacos de vidro, evitando acidentes graves, por isso, é chamado também de vidro de segurança. A espessura recomendada para esse uso é de 8mm ou 10 mm.
Modelos de portas e janelas de vidro temperado
Existem diversos modelos de portas e janelas de vidro temperado. No caso das portas, o modelo pivotante é o mais refinado, com um tipo de abertura diferenciada, em que a porta de vidro gira sobre um eixo. É muito usado na entrada dos imóveis, mas exige uma área maior para instalação. Se o espaço de circulação por pequeno é mais indicado o uso de portas de correr, também muito usadas para separar ambientes. E há também o modelo em que o vidro é fixado com dobradiças no batente da porta e não no chão e a porta é de abrir com puxador. Já as janelas possuem mais variedades, visto que além da função de ventilação e de gerar claridade, podem ajudar na decoração do ambiente. Veja alguns modelos:
- Janela de correr;
- Janela guilhotina;
- Janela sanfonada;
- Janela tombar;
- Janela projetante;
- Janela pivotante;
- Janela bay window;
- Janela basculante;
- Janela comum;
- Janela fixa;
- Janela veneziana.
Saiba mais sobre portas e janelas de vidro temperado
As portas e janelas de vidro temperado ajudam a dar mais claridade nos ambientes, com a entrada de luz natural, controlam a ventilação, protegem contra chuva e vento, delimitam espaços e oferecem proteção e segurança, além de conforto térmico. O vidro transparente deixa um visual mais leve nas decorações, mas é possível também encomendar vidros coloridos, como azul, verde e fumê ou decorar o vidro com o uso de técnicas, como a serigrafia, em que pode se desenhar elementos decorativos no vidro, ou o jato de areia, que ajuda a diminuir sua visibilidade.